Energia. 04/09/2020 05:35

Empresa de energia eólica prepara instalação de parque offshore na costa do RN

A governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes da BI Energia para tratar sobre a viabilidade de implantação de um parque eólico offshore (no mar) na costa dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

A governadora Fátima Bezerra se reuniu com representantes da BI Energia para tratar sobre a viabilidade de implantação de um parque eólico offshore (no mar) na costa dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 3, por videoconferência.

Também participaram da reunião, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; o diretor-técnico do Idema, Werner Farkatt; e o coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.

A governadora Fátima Bezerra deu as boas-vindas aos representantes da empresa e disse esperar que todas as tratativas para a implantação do parque eólico prosperem.

“O Rio Grande do Norte reafirma cada vez mais sua vocação para a produção de energia eólica. Não é à toa que temos aumentado a posso capacidade, inclusive através de investimentos como esse que estamos tratando. O fato é que continuamos liderando o ranking da produção eólica no País. E temos uma capacidade extraordinária de ampliar isso”, avaliou a governadora.

Ela ainda assegurou à empresa segurança jurídica e patrimonial para a instalação do parque eólico de forma tranquila.

Os engenheiros da BI Energia apresentaram detalhes do projeto, trataram dos trâmites a serem seguidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN e no Idema, e ainda  sobre as licenças necessárias junto ao Ibama, que fiscaliza empreendimentos no mar, por se tratar de área da União.

Ficou programada para daqui a duas semanas a assinatura do Memorando de Entendimento, com a visita dos representantes da BI Energia à governadora – ocasião em que serão agendadas reuniões com os prefeitos de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

O Rio Grande do Norte tem a maior capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial do Brasil. Os dados foram analisados em abril e constam no InfoMercado Dados Gerais, que foi publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Ao todo, o RN tem capacidade de gerar 4.450 MW de energia. Além de ser uma conquista, o marco representa a reafirmação do Rio Grande do Norte e sua vocação para geração de energia eólica.

O Estado tem aumentado sua capacidade instalada de maneira quase ininterrupta, sendo acompanhado por investimentos importantes nesse período. Atualmente temos 164 usinas em operação, 19 em construção e outros 84 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado

Descrição Jornalista