Confira, abaixo, cinco documentários imperdíveis para estudantes de jornalismo.
1- O MERCADO DE NOTÍCIAS
Inspirado numa peça de teatro homônima de Ben Jonson (The Staple Of News), o ‘docudrama’ de Jorge Furtado reflete sobre o jornalismo como mercado e a maneira de consumir notícias, além de traçar um paralelo entre mídia e democracia e seu papel como parte da sociedade e meio formador de opiniões.
Lançamento: 2014
Duração: 1h38
2- VOYEUR
Produção da Netflix, Voyeur adentra na praxis jornalística de Gay Talese, profissional de destaque no meio do new journalism por livros como Fama e Anonimato e O Voyeur, caso retratado no documentário.
A história gira em torno de um dono de motel, Gerald Foos, que por muitos anos vigiava seus hóspedes e em como o caso veio a público. O destaque é o processo de apuração realizado por Talese, que demorou 25 anos até publicar o texto – e ainda enfrentou contradições devido a algumas informações descobertas incoerentes tempos depois.
Lançamento: 2017
Duração: 1h35
3- ALIADOS
Aliados é um documentário brasileiro que foi ao ar na GloboNews no final de 2019. Ele concorre ao Emmy Internacional de Jornalismo 2020, na categoria Atualidades.
Nessa produção, o correspondente de guerra Gabriel Chaim acompanha parte da guerra na Síria e a atuação das Forças Democráticas Sírias nos meses finais de combate contra o Estado Islâmico. Além disso, evidencia os efeitos dessa conjuntura na população, especialmente mulheres e crianças.
Lançamento: 2019
Duração: 50m
4- NOBODY SPEAK
Nobody Speak: Trials of the Free Press documenta o caso do lutador Hulk Hogan, que teve um vídeo íntimo publicado pelo site Gawker (Gawker Media). Ele acompanha o processo judicial de Hogan contra a empresa e discute um embate entre invasão de privacidade e liberdade de imprensa, além da influência e financiamento de milionários no processo e a ameaça que isso exerce na mídia.
Lançamento: 2017
Duração: 1h35
5- PRIVACIDADE HACKEADA
Mesmo não sendo exclusivamente sobre jornalismo, Privacidade Hackeada é um documentário que trata de questões muito discutidas atualmente em relação à segurança de dados e manipulação de informações dos usuários nas redes sem seu conhecimento.
Disponível na Netflix, ele aborda um escândalo envolvendo o Facebook e a Cambridge Analytica, que coletou dados de milhões de usuários da rede social sem que fosse permitido, além do possível impacto disso nas eleições estadunidenses de 2016.
Considerando a presença cada vez maior do jornalismo no universo digital, é um documentário relevante para o ramo, que retrata a atuação do jornalismo investigativo no caso e reflete sobre as diversas facetas que englobam um uso cauteloso das mídias sociais.
Lançamento:2019
Duração: 1h54
Deu em Fala, Universidade!