Governo do Estado 11/08/2020 09:35

Governo dá apoio técnico em vigilância socioassistencial a municípios na pandemia

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (11) a 3ª Etapa de Reuniões Territoriais de Apoio Técnico em Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Socia do RN que prossegue até 14 de agosto em salas virtuais.

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (11) a 3ª Etapa de Reuniões Territoriais de Apoio Técnico em Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Socia do RN que prossegue até 14 de agosto em salas virtuais.

As reuniões de hoje são com os territórios Sertão Apodi e Alto Oeste.

A Sethas, por meio da equipe das Coordenadorias da Gestão Estadual do SUAS (CogeSUAS) e de Estudos e Projetos (COEP), vai dar apoio técnico às equipes municipais de vigilância socioassistencial e subsídio ao atendimento às demandas do trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios potiguares em tempos pandemia.

Com as reuniões a Sethas quer aprimorar a realização do apoio técnico aos municípios na implantação da vigilância socioassistencial e aperfeiçoar o processo de implementação desta, além de ampliar a compreensão das informações e conceitos que são coletadas e organizadas a partir do Censo SUAS.

Nos 176 municípios do RN a Sethas vai orientar gestores no roteiro da vigilância socioassistencial: como implantar; como fazer; o papel das  equipes e habilidades; capacitação; contratação de serviços especializados; infraestrutura e equipamentos; recursos financeiros; principais desafios; dados do censo e implantação por porte do município; quais os impactos da implantação da vigilância socioassistencial; censo SUAS; metodologias dos indicadores; Indicador de Desenvolvimento do CRAS (IDCRAS)  e Indicador de Desenvolvimento do Centro de Referência de Assistência Social – IDCRAS.

As reuniões visam fortalecer as ações da vigilância socioassistencial enquanto função na política do setor para aumentar a capacidade de respostas aos usuários do SUAS a partir do olhar sobre o território de cidadania, dez no total, suas demandas e ofertas, explica a coordenadora de Estudos e Projetos (COEP) da Sethas, Elizângela Cardoso.

A participação não requer inscrição. A equipe da CogeSUAS/Sethas vai enviar o convite oficial para a gestão e coordenações municipais na véspera da reunião com o link da sala virtual do Google Meet.

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista