Governo do Estado 04/08/2020 14:51

Governo lança hoje o “RN Chega Junto”, para a proteção socioassistencial

O Programa “RN Chega Junto” será lançado nesta terça-feira (4) na plataforma digital Zoom Meetings, às 15h.

O Programa “RN Chega Junto” será lançado nesta terça-feira (4) na plataforma digital Zoom Meetings, às 15h.

São seis ações de proteção socioassistencial direcionadas aos povos e comunidades tradicionais, à  população em situação de rua, aos refugiados, apátridas e migrantes, às Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), às mulheres vítimas da violência doméstica/familiar e aos pescadores artesanais do RN no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Com investimentos de R$ 9 milhões do Governo do Estado, o Programa vai destinar R$ 4 milhões para aquisição de 60 mil cestas básicas para a população mais vulnerável que vivencia as adversidades da fome e insegurança alimentar provocadas pela pandemia.

O assessoramento e formação para trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nos 10 territórios de cidadania do Rio Grande do Norte para identificação da população de povos tradicionais é objetivo do RN Chega Junto para que esta tenha acesso à  proteção socioassistencial e aos serviços de prevenção da Covid-19.

Apoiar, fortalecer e intensificar as ações de prevenção e proteção aos idosos em Instituições de longa permanência também é uma das ações do RN Chega Junto.

A secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira, explica que o Programa também vai ofertar serviços de acolhimento e de apoio nutricional para refugiados e população em situação de rua e serviços de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica/familiar, além de atender filho(a)s destas com atendimento de apoio psicossocial e jurídico, alimentação e respaldo à sua reinserção familiar e comunitária.

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista