Comércio 20/06/2020 09:38

Retomada gradual da economia está prevista para dia 24 com exigências de protocolo de biossegurança

A retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte é prevista para o dia 24 de junho, condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária.

A retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte é prevista para o dia 24 de junho, condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária.

Nesta sexta-feira, 19, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial uma portaria com o cronograma para o retorno as atividades econômicas no estado e os protocolos de procedimentos que os estabelecimentos precisarão seguir.

Uma das condições para a retomada gradual é que a ocupação dos leitos de UTI deve estar abaixo de 70%.

Para o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, é preciso retornar. “Estamos em contato com o governo e o Ministério Público para encontrar uma forma de retomar as atividades de forma que possamos assegurar a melhor forma desse retorno.

O protocolo que foi publicado é um trabalho de parcerias e estamos procurando dar o melhor andamento”, afirma.

A retomada será feita com base no Plano de Retomada Gradual da Economia do RN, elaborado pela FIERN em parceria com as demais federações do setor produtivo – Fecomércio, Fetronor, Faern -, SEBRAE, AGN e universidades e adotado, posteriormente, pelo governo do estado, e se dará em quatro fases.

Serão inicialmente liberadas as atividades que têm maior capacidade de controle de protocolos, que gerem pouca aglomeração e que se encontram economicamente em situação mais crítica. A primeira fase alguns setores considerados prioritários da atividade econômica retomarão o funcionamento, seguindo as orientações sanitárias.

O Plano é considerado completo e foi feito a partir da compilação, adaptada a realidade do Rio Grande do Norte, de planos adotados pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal (DF) e de municípios como Campina Grande e Campinas.

O documento traz ações urgentes e de médio e longo prazo, como isolamento social, abertura de novos leitos de UTI, controle de barreiras sanitárias nas vias e divisas do estado, criação de um conjunto de protocolos, ações transversais e de mobilização de agentes comunitários de saúde.

A retomada está condicionada a dois fatores: a ocupação de leitos, públicos e privados, de UTI para Covid-19 do estado, que deve ser de até 70%, para se permitir a abertura, e a taxa de transmissibilidade, que é o quanto uma pessoa pode contaminar outras.

Esse valor precisa ser igual ou menor a um. Nesta segunda-feira, 15 de junho, a transmissibilidade é maior que um e a ocupação de UTIs está em 81%.

E, para a iniciativa privada, condiciona a adesão e cumprimento aos protocolos de biossegurança específicos para cada segmento e as ações transversais.

O Plano traz um conjunto de protocolos que foram submetidos e aprovados pelas federações do setor produtivo, governo, Comitê Científico, Conselhos de profissão e Ministério Público de Trabalho.

Fonte e foto: Portal da FIERN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista