Uncategorized 05/06/2020 11:50

“Meu Deus! Imagino o tamanho do rombo”, diz dono de CPF usado para fraudar o auxílio emergência

Postei há pouco aqui no blog uma matéria que alertava para a prática de fraudes nos pedidos do auxílio emergencial que o Governo Federal vem pagando.

Postei há pouco aqui no blog uma matéria que alertava para a prática de fraudes nos pedidos do auxílio emergencial que o Governo Federal vem pagando.

Milhares já receberam ilegalmente.

Há mais uma quadrilha em ação no país.

A matéria sugeria que o contribuinte tentasse descobrir se o seu CPF estaria sendo usado por delinquentes tentando receber ilegalmente o auxílio do Governo Federal.

Em poucos minutos recebi uma mensagem de um leitor.

Precavido, ele já havia feito a consulta para checar o possível uso do CPF dele por alguém.

Pra surpresa dele havia sim um pedido do auxílio em seu nome.

Leiam o que este contribuinte mandou dizer ao blog:

Ricardo, fiz essa consulta e constou meu cpf como “em processamento”. Denunciei. A dúvida que fica pro denunciante no falaBR é pra qual órgão denunciar.

Na lista, escolhi Ministério da Economia. Mas poderia ser o da Cidadania, da Justiça… Meu Deus, imagino o tamanho do rombo…

Isso foi ontem à noite, quando vi um link da techtudo e resolvi consultar

É bom divulgar.

Devem ser muitos os casos.

Leiam também a mensagem que ele passou para o site do Ministério da Economia:

“Acabo de ler uma matéria sobre o uso de CPF alheio para recebimento de auxílio emergencial. E resolvi fazer o procedimento descrito acessando o site do @dataprev. Para minha surpresa o status que apareceu foi “em processamento”, com data de requerimento em 22/05/2020. Gostaria de afirmar que em nenhum momento eu solicitei tal auxílio. Reafirmo que eu (nome do autor da mensagem, que pediu off), portador do CPF tal, NÃO SOLICITEI auxílio emergencial. Diante disso deixo aqui a denúncia, surpreso com a facilidade com que fraudadores estão encontrando para solicitar e se beneficiar em nome de outros.

A respeito da prática planejada e organizada da fraude, outro leitor do blog Fator RRH mandou bala:

Meu caro, sempre sou obrigado a pensar que o espírito criminoso parece estar definitivamente inserido no DNA de Pindorama!

A quantidade de pessoas que não deveriam sequer se inscrever no programa e receberam a grana já dá a dimensão do ponto horroroso a que chegamos.

Fico no aguardo da publicação, para, além de verificar meu próprio CPF 😳, divulgar nas minhas listas.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista