Ciência 14/05/2020 09:48

UFRN lança cartilha orientando sobre a ansiedade gerada pelo isolamento social

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou uma cartilha com orientações sobre como lidar com a ansiedade gerada pelo isolamento social.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou uma cartilha com orientações sobre como lidar com a ansiedade gerada pelo isolamento social.

Trata-se de mais uma ação desenvolvida no contexto da pandemia da Covid-19.

O material é direcionado para o público em geral e apresenta informações que ajudam a compreender, identificar e lidar com sintomas da ansiedade.

A publicação foi produzida pelo Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PGENF/UFRN) e pelo Departamento de Enfermagem (DENF/UFRN).

A ideia é oferecer à população dicas de como a ansiedade pode ser gerenciada por meio de condutas e atividades que podem ser desenvolvidas em casa.

Diante do aumento do número de infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a recomendação dos especialistas recai sobre a necessidade de isolamento social.

Se por um lado isso contribui para diminuir a velocidade de disseminação do vírus na sociedade, evitando o colapso do sistema de saúde, por outro lado o isolamento social e domiciliar pode ter efeitos negativos na saúde mental de algumas pessoas.

Um desses efeitos é a ansiedade, que pode causar insegurança, medo, descontrole emocional e desconforto físico. É preciso estar atento a sintomas como nervosismo, tristeza, problemas de concentração, preocupação exagerada etc. Dependendo da intensidade deles e da frequência pode haver a necessidade de acompanhamento profissional.

A cartilha traz justamente orientações que permitem ter uma compreensão geral sobre o que é a ansiedade, sobre reações emocionais e sintomas físicos ligadas a ela, além de apresentar algumas dicas de como lidar com ela.

CARTILHA COMPREENDENDO E GERENCIANDO A ANSIEDADE

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado

Descrição Jornalista

todos os blogs