Economia 01/04/2020 09:52

94% dos brasileiros acham que Covid-19 afetará negativamente a economia

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights entrevistou 2973 pessoas divididas em 3 ondas no período de 15 de fevereiro a 25 de março de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus.

O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights entrevistou 2973 pessoas divididas em 3 ondas no período de 15 de fevereiro a 25 de março de 2020, analisando o comportamento do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus.

O comportamento se adapta à nova realidade e a cada nova recomendação anunciada. Dos entrevistados 38% se dizem despreparados para um surto do Coronavírus em sua região.

A maior parte segue as recomendações de isolamento social e o uso de álcool em gel.

A principal preocupação é com o mundo em geral e 94% creem que a economia será negativamente afetada. 

93% dos entrevistados conhecem o Coronavírus e mais de 2/3 se dizem muitos preocupados. A maior parte (68%), preocupa-se com a situação do mundo em geral, 17% preocupam-se com a família e 9% com a própria saúde.

Quanto a compra dos itens de proteção para uso pessoal e familiar, a compra vem crescendo gradativamente, com 53% dos entrevistados adquirindo produtos na segunda quinzena de março, versus 34% do mês anterior. 

Os itens de higiene pessoal ganham cada vez mais espaço na cesta dos consumidores, com destaque para sabonete e álcool em gel. As compras de máscaras vêm diminuindo. Dos 53% dos entrevistados ouvidos na segunda quinzena do mês de março, 94% compraram mais desinfetante para as mãos (álcool em gel), 54% máscaras e 51% sabonetes.

Desinfetante para ambientes (41%) e luvas descartáveis tiveram apenas 32% das compras. 

No que refere-se a economia mundial, o número de entrevistados que acreditam que a pandemia afetará muito negativamente subiu de 37,4% no começo do mês para 51,2%, enquanto 42,6% acreditam que a economia será afetada negativemtne .

Na contramão 6,3% acreditam que o impacto na economia será positivo/muito positivo. 

Evitar multidão de pessoas, reagendar viagens e não se relacionar socialmente com alguém que voltou recentemente de uma área de surto de Coronavírus são as atitudes mais adotadas pelas pessoas pós pandemia. 

Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado

Descrição Jornalista

todos os blogs