Economia 26/03/2020 09:16

Banco Central projeta crescimento zero do Brasil em 2020

O Banco Central revisou a projeção de variação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2,2% para estabilidade –ou seja, zero.

O Banco Central revisou a projeção de variação do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2,2% para estabilidade –ou seja, zero.

A estimativa foi publicada no RTI (Relatório Trimestral de Inflação), divulgado nesta 5ª feira (26.mar.2020) Eis a íntegra (685 KB).

De acordo com a autoridade monetária, a alteração na expectativa foi feita depois de impactos econômicos expressivos da pandemia de covid-19.

O surto de coronavírus deve ter maior efeito sobre a economia no 2º trimestre de 2020.

Os Estados adotaram uma série de medidas para restringir o fluxo de pessoas e evitar a disseminação da doença. O Ministério da Economia também revisou de 2,1% para 0,02% a estimativa de crescimento do PIB do país em 2020.

Além do coronavírus, o Banco Central disse que a recuperação da atividade econômica perdeu fôlego a partir do 4 trimestre do ano passado. “Resultados abaixo do esperado em indicadores econômicos no final de 2019 e início de 2020 afetaram a expectativa de desempenho da atividade no primeiro trimestre”, afirmou o relatório.

No Relatório Trimestral de Inflação, o BC estimou que a agropecuária não terá mudanças na atividade econômica. O crescimento do setor foi mantido em 2,9% refletindo a melhora na projeção para a safra de grãos.

Haverá moderada redução na perspectiva de expansão da pecuária, segundo a autoridade monetária. A pandemia vai limitar a demanda interna e externa por proteínas.

O comércio terá recuo de 0,7% em 2020, frente a estimativa anterior de alta de 2,6% no último RTI, de dezembro.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista