Ciência 25/03/2020 10:23

Manual da UFRN ajuda a reduzir o estresse pelas atuais incertezas

A Comissão de Saúde Mental da UFRN, preocupada com o bem-estar da comunidade diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), preparou um guia prático com dicas para minimizar o estresse provocado pela incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social, que podem agravar ou causar problemas na esfera psicológica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Comissão de Saúde Mental da UFRN, preocupada com o bem-estar da comunidade diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), preparou um guia prático com dicas para minimizar o estresse provocado pela incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social, que podem agravar ou causar problemas na esfera psicológica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além das dicas que seguem abaixo, a Comissão de Saúde Mental da UFRN está à disposição da comunidade universitária, que pode entrar em contato pelo e-mail comsaudemental@reitoria.ufrn.br.

Confira as dicas:

– Seja seletivo nas informações que recebe. Atualize-se apenas por fontes confiáveis e separe um período do dia para fazer essa atualização.

– Não leia tudo que chega nas suas redes sociais. O excesso de informação pode custar caro para sua saúde mental.

– Planeje suas atividades diárias: tente fazer aquilo que gere prazer. Procure descobrir tarefas prazerosas que possam deixar seu dia mais agradável.

– Deixe sua mente produtiva: separe livros para uma boa leitura, assista a filmes interessantes.

– Amplie sua rede de apoio social online: identifique recursos tecnológicos que possam  conectar familiares, amigos e colegas.

– Seja criativo: cozinhe, escreva, pinte e borde. Descubra novas formas de comunicar com seus filhos, sobrinhos e crianças vizinhas.

– Seja empático e prestativo: olhe ao seu redor se existe algum idoso que precise da sua ajuda.

– Faça exercícios físicos em casa. Existem alguns aplicativos que podem auxiliar nos exercícios.

– Durma bem. Hidrate-se e tenha uma alimentação saudável.

– Fique atento aos seus sentimentos e necessidades e recorra aos amigos ou mesmo a um profissional da saúde mental, se necessário.

Ricardo Rosado

Descrição Jornalista

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