Internet 24/03/2020 10:57

A TV aberta é ainda o principal meio de informação sobre o coronavírus

Para se informar sobre a pandemia, a TV aberta é o principal meio de informação dos internautas; 75% estão se informando por esse veículo de comunicação, seguida dos sites e portais de notícias

Para se informar sobre a pandemia, a TV aberta é o principal meio de informação dos internautas;

75% estão se informando por esse veículo de comunicação, seguida dos sites e portais de notícias

(73%),

redes sociais (60%),

WhatsApp (40%), TV paga (31%),

rádio (25%)

e jornais impressos (15%).

Ao serem perguntados se confiam nas informações de COVID-19 passadas pela TV aberta, 88% dos internautas afirmam que sim, ao passo que 86% confiam nos sites e portais, 83% confiam no rádio, 80% confiam na paga TV aberta, 78% confiam nos jornais impressos e menos da metade confiam nas redes sociais (42%) e WhatsApp (27%).

Para combater o vírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 97% dos entrevistados estão lavando as mãos frequentemente, 91% estão evitando locais com muitas pessoas e 85% estão evitando cumprimentar, beijar ou dar as mãos para pessoas.

Há também 84% que estão saindo de casa com menos frequência e 16% que estão usando máscaras.

A pesquisa aponta também que 39% consideram que é mais importante pensar em si mesmos e na família do que nos outros, 37% acreditam que eles mesmos ou seus familiares e amigos pegarão a doença e 29% acham exagero a preocupação com o vírus.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada de 20 a 23 de janeiro, por meio de questionário online. Foram realizadas 1500 entrevistas, de abrangência nacional, com mulheres e homens, maiores de 16 anos, das classes ABC. A pesquisa é representativa da população de internautas e apresenta erro amostral de 3 pontos percentuais, considerando nível de confiança de 95%.

Deu no Portal do Ibope

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista