Eleições 11/10/2018 09:11

Alexandre Morais, do STF, admite que é impossível controlar fake news

O ministro Alexandre de Moraes reconheceu, nesta quarta-feira (10/10), que é praticamente impossível controlar a disseminação de notícias falsas espalhadas por WhatsApp.

O ministro Alexandre de Moraes reconheceu, nesta quarta-feira (10/10), que é praticamente impossível controlar a disseminação de notícias falsas espalhadas por WhatsApp.

As redes sociais, disse, são mais fáceis de monitorar, uma vez que a Justiça pode determinar a retirada de conteúdos do ar, o que é diferente em relação a aplicativos de mensagens privadas.

“Você passa para alguém, outro passa para outro, que passa para outro, que passa para outro, e geralmente passa para os próprios grupos, os mesmos falando com os mesmos. Então, é muito difícil”, comentou.

Apesar disso, o ministro acredita que as fake news não influenciaram o resultado das eleições no primeiro turno. “Não estou dizendo que redes sociais não tiveram influência, mas dizer que as fake news tiraram um candidato ou outro do segundo turno é exagero”.

Moraes também falou sobre o tema e comparou as posturas dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

“Os dois finalistas, os partidos dos dois, acabaram contestando a Justiça Eleitoral. O Bolsonaro com absurdas declarações sobre as urnas e o PT com outra absurda ação dizendo que cancelamento de títulos eleitorais poderia prejudicar alguém. Mas faz parte do jogo eleitoral”, relativizou.

Moraes também criticou a maneira como analistas políticos estão encarando este pleito e não acredita que a eleição deste ano esteja mais acirrada do que a de 2014.

“Estão tratando eleição como luta de boxe, toda luta é a luta do século. Comentaristas dizem que essa eleição é a mais importante desde a redemocratização, mas isso foi falado em 1989, em 2002, e daqui a quatro anos será falada a mesma coisa”.

Deu em JOTA

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista