Eleições 17/06/2018 08:21

Irmão de Ciro está citado em delação da JBS

Por fatorrrh_6w8z3t

Ciro Gomes não aparece entre os supostos beneficiários de pagamentos fruto de corrupção, de acordo com as investigações da Operação Lava Jato. Mas, no ano passado, a delação da JBS alcançou o ex-governador Cid Gomes, irmão e um dos principais articuladores da campanha presidencial de Ciro.

Ciro Gomes não aparece entre os supostos beneficiários de pagamentos fruto de corrupção, de acordo com as investigações da Operação Lava Jato.

Mas, no ano passado, a delação da JBS alcançou o ex-governador Cid Gomes, irmão e um dos principais articuladores da campanha presidencial de Ciro.

Segundo Wesley Batista, Cid teria negociado a liberação de créditos de ICMS da empresa Cascavel Couros, do grupo JBS, em troca de doações milionárias à campanha de Camilo Santana ao governo em 2014.

O empresário sustenta que o ex-governador teria procurado pessoalmente o grupo e o esquema teria sido operado também em 2010. O caso está na Justiça Federal do Ceará.
Após a divulgação da colaboração, Cid Gomes chegou a solicitar abertura de inquérito contra o delator por ele ter omitido pagamentos feitos nos três anos anteriores à eleição, de R$ 41 milhões em créditos de ICMS, mas a medida não teve andamento.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, considerou que o relator recorreu a uma figura de linguagem  quando disse que o Estado não pagou um centavo, quando na verdade recebeu R$ 41 milhões no período de três anos.
Deu em JOTA

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista