Nacional 27/04/2016 12:26

Temer já tem ministro da fazenda se assumir o governo

Por fatorrrh_6w8z3t

Michel Temer admitiu que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles é o nome que tem para assumir o Ministério da Fazenda.
meirelles
De Meirelles, Temer espera a execução de um ajuste fiscal gradual capaz de garantir a retomada da confiança, que impulsionará o crescimento.
Meirelles se encaixa no diagnóstico feito ao vice-presidente com a ajuda do ex-presidente do BC Armínio Fraga, de que o centro do problema da crise econômica do país é o desequilíbrio fiscal.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, Temer admitiu que, se tivesse de assumir hoje a Presidência, o ministro da Fazenda seria Meirelles: “Fiquei muito bem impressionado com a conversa que tive com ele”. A divulgação do nome de Meirelles animou o mercado financeiro com a bolsa subindo e queda do dólar.
Planejamento
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) é o mais cotado para o Planejamento. Ele terá papel fundamental na articulação das medidas com o Congresso, em especial na solução da “armadilha fiscal” que espera Temer caso assuma a Presidência. Para a Casa Civil, já está certo o nome de Eliseu Padilha (PMDB-RS).
O senador José Serra (PSDB-SP) tem poucas chances de ser nomeado para a Fazenda. Assessores de Temer tentam convencer o tucano a aceitar o Ministério da Educação.
A resistência continua sendo de uma ala do PSDB que teme que um eventual bom desempenho de Serra no ministério o credencie como candidato do partido em 2018. O PSDB já tem dois presidenciáveis: o senador Aécio Neves e o governador Geraldo Alckmin. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.
O potiguar e ex-ministro Henrique Alves, muito próximo ao vice-presidente ainda é uma duvida para a nova equipe. As implicações dele nas investigações sobre a operação Lava-Jato colocam em xeque a escolha de Alves.
 

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista