Sem categoria 22/08/2013 05:07

IBGE agora tem pesquisa sobre Serviços

Por fatorrrh_6w8z3t

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inaugurou, nesta quarta-feira, 21, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), ajudando a preencher uma lacuna nas estatísticas sobre a economia brasileira. O objetivo é medir e acompanhar o setor de serviços, abrangendo pouco mais da metade das atividades.
A PMS produzirá índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados.
Os primeiros estudos para a elaboração da PMS são de 2009 e a pesquisa foi iniciada em 2011, ano-base de referência para o cálculo dos indicadores. Nesta quarta-feira, 21, o IBGE divulgará os resultados de junho de 2013 e uma série histórica de meses anteriores, a partir de janeiro do ano passado.
Todos os meses, a PMS trará quatro tipos de índice: o índice de base fixa, que permite o cálculo da variação de um mês contra a média do ano de 2011; o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano (compara os índices acumulados de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior); e o índice acumulado em 12 meses (compara o índice acumulado dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior).
Inicialmente, não haverá divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior). Segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.
Deu no Estado de São Paulo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista