Sem categoria 30/07/2013 04:24

Os novos valores do consumidor

Por fatorrrh_6w8z3t

A relação com a família se fortaleceu.
Hoje, 64% das pessoas preferem passar as horas vagas com a família e 44% consideram o trabalho item prioritário na vida. Um levantamento da Marplan no ano passado comprovou que 72% garantem que suas vidas estão melhores do que no passado e 78% acreditam que suas vidas serão melhores no futuro.
Talvez nunca antes se tenha percebido tão fortemente algumas das tendências que vêm sendo apontadas há 10 anos, como a maior busca pela qualidade de vida no lugar de padrões de vida mais altos, a criação de famílias alternativas no lugar dos modelos tradicionais, do pluralismo no lugar do expansionismo, a ética da autorrealização no lugar da ética de autonegação de outros tempos.
Oliveira chama a atenção para o surgimento da internet nos anos 90 e a sua utilização em escalas cada vez maiores – que também ajudaram a reformular as práticas de consumo da atualidade. A tecnologia tornou-se essencial: 47% preferem produtos que oferecem a última palavra em tecnologia e 31% não se imaginam sem internet.
O executivo diz que não existe algo “universal” que motive os consumidores brasileiros hoje a comprar.
“Trata-se de uma conjunção de fatores que estão ligados a muitos outros. Aqui poderíamos pensar no conceito de ‘habitus’ de Bourdieu, desenvolvido pelo autor para evidenciar que as escolhas, os hábitos e as práticas, além das ações em situações diárias, são normalmente relacionados a uma dada classe social e à posição do indivíduo na sociedade – e o consumo está totalmente entrelaçado a esse contexto”, conclui.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista