Sem categoria 17/05/2013 09:24

Suspeitas de casos do H1N1 no RN

Por fatorrrh_6w8z3t

Deu no Portal no Ar
O Rio Grande do Norte possui casos isolados com suspeita de gripe H1N1 que, inclusive, já foram notificados. A informação é do infectologista Kleber Luz.
“Alguns casos isolados estão com suspeita de H1N1, que é um vírus sazonal, como também da gripe comum e outras doenças respiratórias”, explicou o médico.
Ainda segundo ele, as pessoas de grupos de risco – idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças pequenas – que não se vacinarem elevam o risco de contrair a gripe de forma grave. “A vacina bloqueia a ação do vírus. É importante a imunização para aumentar as defesas. O vírus passa por constante mutação e isso pode elevar os riscos de contágio da gripe H1N1 e até mesmo levar ao óbito”, afirmou Kleber Luz.
Em alguns estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Ceará já registraram casos de morte confirmadas pelo vírus H1N1.
Em Natal, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Cruz ainda não há confirmação de casos. “Não temos o diagnóstico fechado, apenas suspeitas que não foram confirmadas até o momento”, contou Solange Cruz.
Ainda segundo a coordenadora, a campanha de vacinação ocorre entre os meses de abril e maio devido à alta incidência de doenças respiratórias nesse período. “Geralmente em junho ocorre à elevação dos casos de doenças respiratórias, por isso é importante à população estar imunizada por período anual”, afirmou Solange.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista