Sem categoria 04/04/2013 19:52

Projeto do Senai ajuda a desenvolver o Seridó

Por fatorrrh_6w8z3t

Reestruturar a gestão industrial com sustentabilidade, melhorar a renda do trabalhador e as condições sociais e econômicas da região Seridó do Rio Grande do Norte.
Estes foram os objetivos alcançados após três anos do Projeto de Mudanças Tecnológicas e Sustentabilidade Empresarial, desenvolvido pelo SENAI-RN em parceria com a Associação Seridoense de Confecções (Asconf).
O balanço das ações desenvolvidas de 2010 a 2013 foi apresentado durante reunião de encerramento do programa realizada nesta quarta-feira (03), em Acari.
O consultor sistêmico do SENAI-RN, Graco Aurélio, explicou como foi realizado o projeto.
“A experiência vem da metodologia aplicada do plano estratégico. Nosso trabalho é 30% científico, 10% é monitoramento e o restante é chão de fábrica. É um trabalho sistêmico e seu foco é a área de custos, pois mexe diretamente com o bolso do empresário, e é o ponto de equilíbrio. Afinal, por que o custo está alto? Aqui a grande dificuldade foi convencê-los a ir para sala de aula, mas eles foram”, disse.
Atualmente o projeto atua em sete municípios: Parelhas, Cerro Corá, Acari, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Cruzeta e São Fernando.
Medindo em números, em três anos do Projeto de Mudanças Tecnológicas e Sustentabilidade Empresarial houve um crescimento de 18,4% do volume de produção de peças e crescimento de 32,3% do faturamento das empresas.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista