Sem categoria 04/04/2013 07:52

PIB crescerá 3,2% em 2013, avalia CNI

Por fatorrrh_6w8z3t

Depois da queda de 4% registrada em 2012, os investimentos no país aumentarão 4% neste ano e serão a principal alavanca da indústria e da economia brasileira.
Com a expansão do investimento, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 3,2% e o PIB Industrial aumentará 2,6%.
O consumo das famílias terá expansão de 3,5%.
As estimativas estão no Informe Conjuntural do primeiro trimestre, divulgado nesta quarta-feir (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo o gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a aceleração do ritmo de crescimento dos investimentos e, consequentemente, da indústria e da economia depende da superação dos problemas que afetam a competitividade brasileira.
“O desafio é ter mais celeridade na implantação das medidas que criam um ambiente mais favorável ao investimento”, diz Castelo Branco.
A CNI prevê expansão de 1,2% no PIB do primeiro trimestre do ano.
Embora as novas previsões para o desempenho do PIB e do PIB Industrial em 2013 estejam mais próximas da previsão menos otimista feita no final do ano passado, a CNI avalia que há sinais de recuperação da indústria.
Os estoques estão no nível planejado pelos empresários, o que abre espaço para o aumento de produção nos próximos meses.
Além disso, a utilização da capacidade instalada aumentou 1,1 ponto percentual e alcançou 84% em janeiro, na série livre de influências sazonais, e aproximou-se dos 84,4% registrados em janeiro de 2008, o maior patamar da série iniciada em 2003. “Na média, há uma tendência de recuperação”, considera Castelo Branco.
Deu no Portal da CNI

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista