Uncategorized 15/02/2020 15:03

Articulação falha e asneiras de Guedes atrapalham as reformas

As recentes declarações polêmicas do ministro da Economia, Paulo Guedes, irritaram a equipe do presidente Jair Bolsonaro e líderes de centro do Congresso. A avaliação é que as falas geram um ambiente de tensão e tumultuam a tramitação de reformas.

As recentes declarações polêmicas do ministro da Economia, Paulo Guedes, irritaram a equipe do presidente Jair Bolsonaro e líderes de centro do Congresso.

A avaliação é que as falas geram um ambiente de tensão e tumultuam a tramitação de reformas.

Para assessores palacianos, as declarações atingem parcela do eleitorado de Bolsonaro e podem contribuir para aumentar na população a resistência à pauta econômica, uma vez que Guedes é o fiador do projeto liberal do governo.

Entre as medidas a serem debatidas por deputados e senadores —e de interesse do governo— estão as novas regras tributárias e a reforma administrativa. As mudanças no plano de carreiras dos servidores públicos ainda nem foram apresentadas pelo governo. Bolsonaro disse que libera o texto na próxima semana.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), trabalha para instalar a comissão da reforma tributária também na semana que vem.

Até lá, duas falas públicas do ministro já acenderam o alerta de assessores do presidente.

Guedes disse na quarta (12) que, com o dólar baixo, empre- gadas domésticas viajavam à Disney. “Uma festa danada”, disse, em Brasília. Segundo ele, o dólar um pouco mais alto é bom para todo o mundo.

O ministro também chamou servidores de parasitas na semana passada, em evento no Rio de Janeiro. A declaração provocou, em ano de eleições municipais, a ira do funcionalismo —categoria com forte lobby no Congresso.

Segundo interlocutores de Bolsonaro, as gafes dificultam o diálogo com o Congresso, uma vez que despertaram a contrariedade de parlamentares. O governo já enfrenta problemas de articulação no Congresso e, segundo interlocutores de Bolsonaro, as gafes do ministro dificultam ainda mais o diálogo porque passaram a despertar contrariedade de parlamentares.

Deu no Jornal do Brasil

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista